sábado, 26 de junho de 2010

Educação

Copio aqui parte de um texto do renomado Prof. Luís Augusto Fisher, publicado no jornal Zero Hora de 22/06/2010. Não tem nada a ver com Robótica, mas trata do conhecimento, do esforço necessário para o aprendizado. E isto tem a ver, sim, e muito, com o nosso assunto.

"...Mas há um inimigo do professor e da educação que está, ou deveria estar, ao alcance do gestor da educação. Esse inimigo é a mentalidade anti-intelectual e anticientífica de grande parte dos pedagogos e dos próprios gestores da educação, em nossos tempos.

Sabe onde se escondem estes inimigos? Na recusa à cobrança de conteúdos. No repúdio à prova de conhecimentos. No menosprezo à leitura de livros clássicos. Na ridicularização do professor que quer dar aulas expositivas. No endeusamento de parcialíssimas premissas do dito construtivismo. Na fantasia da aquisição e da construção do conhecimento como uma coisa indolor e acessível aos que não se esforçam.

Este inimigo - repito, para não comprar a briga errada - é uma mentalidade, que está no poder e que se expressa pela voz dos pedagogos, na maior parte das vezes, e não na dos professores. Combater este inimigo é parte indispensável da luta pela restauração da dignidade do professor."

Trazendo este texto para a nossa realidade: não existe montagem sem ciência, sem pesquisa, sem teoria; não existe aquisição de conhecimento sem dor; não existe experiência sem fracassos, a não ser que você se limite a copiar o que os outros já fizeram. A cada obstáculo, consulte os livros, as revistas, a internet - as fontes do conhecimento. Pesquise. Há muita coisa envolvida na robótica: eletrônica, hardware, software, física, matemática. Há muita teoria envolvida; estude, não se limite a "experimentar" loucamente, copiando trechos de coisas que os outros fizeram, sem entender o que realmente está ocorrendo.

Lembre-se, o fracasso não é devido ao acaso. O fracasso tem causas, e você precisa determinar as causas dos fracassos dos seus projetos, e solucionar os problemas. É a forma de crescer.

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