segunda-feira, 13 de maio de 2013

A NASA começou a testar seu novo rover (terrestre)  na camada de gelo da Groenlândia, esta semana: o GROVER, que significa, simultaneamente, Greenland Rover e Goddard Remotely Operated Vehicle for Exploration and Research. É um robô autônomo, operado por energia solar, que carrega um radar de penetração no solo para examinar as camadas do manto de gelo da Groenlândia.
 


Seus resultados irão ajudar os cientistas a entender como ocorrem os ganhos e as perdas da enorme camada de gelo da Groenlândia. A equipe do GROVER, liderada pela glaciologista Lora Koenig, do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, chegou a Summit Camp, o ponto mais alto na Groenlândia, em 6 de Maio de 2013.

O robô autônomo Grover pesa cerca de 360 kg e tem quase 2 metros de altura. Ele é alimentado por dois painéis solares que ficam no topo, com um formato de V invertido. Isso serve para captar a luz do sol e seu reflexo no gelo.



Inicialmente o controle remoto será feito por conexão wi-fi a uma distância de até 3 km, mas existe a expectativa de futuramente controlá-lo por um link de satélite.

Segundo o Eng. Michael Comberiate, gerente do projeto, "O GROVER é semelhante a uma espaçonave, com a diferença de operar no solo da Terra. Ele tem de sobreviver sozinho por meses em um ambiente hostil, com apenas alguns comandos para pesquisar o seu status e dar-lhe algumas indicações de como resolver situações nas quais se encontra".

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário